domingo, 23 de agosto de 2015

Ti ti ti


Ti ti ti

PDF  459



Uma das estratégias temáticas do momento é segurança de dados e informações na internet. O conteúdo de um banco de dados pode ter muito valor (e tem), para quem cria, organiza e administra. Como também pode ter valor para quem acessa intencionalmente ou indevidamente. Segurança de informações e banco de dados, da empresa e da carteira de clientes. Um cliente não pode confiar seus dados e informações pessoais a uma empresa sem segurança nos acessos de seu banco de dados. 

Algoritmos e tecnologia procuram cada vez mais tornar bancos de dados mais seguros, contra falhas em sistemas, invasões e vazamentos de dados contidos. Mas as informações de cunho do conhecimento geral devem ser socializadas, divulgadas para produzir novos conhecimentos.

Tecnologia da informação, tarefas informatizadas, Tecnologia & Inovação. Poder e conhecimento sempre andaram juntos. Segurança de uma informação, de conteúdos, o conhecimento contido em sites a serem acessados, com conteúdos duvidosos. Também estão na lista da segurança de dados e informações a serem acessados. 

Textos ou trabalhos intelectuais. A produção intelectual, um assunto sempre em voga na academia do conhecimento científico. Um círculo intelectual e cientifico onde se divulga ideias e descobertas em revistas cientificas com formas e padrões (layout) diferenciados dos textos mais comuns e mais acessíveis, como jornais e revistas. Hoje muitas revistas, da categoria cientifica, são virtuais e devem preservar as fontes de informação e conteúdos. Fora da academia pouco tem se falado sobre autoria intelectual do conhecimento produzido. Um texto de um hebdomadário também contém um saber, um conhecimento, uma produção científica, e é reconhecido pela academia do conhecimento através da plataforma Lattes. Local virtual onde a academia cientifica constrói seus currículos com informações e produções.

Empresas têm seus nomes e produtos registrados, produtos com uma marca registrada ®, ou uma marca comercial™. Da mesma forma há direitos autorais de uma produção intelectual, um texto produzido, um conhecimento exibido. O autor tem e detém seus direitos autorais, o Copyright ©, devendo ser citado em outras produções. A bibliografia em trabalhos tem a função de homenagear e registrar a fonte de uma determinada citação ou produção intelectual.

Textos incertos, textos de origem e conteúdos duvidosos, com fontes inseguras. Depois de ultrapassadas janelas, portas e portais, vem a dúvida quanto ao conteúdo de um texto. Duvidas de um saber, da origem de um conhecimento produzido por alguém. Quem não sabe o que procura, não identifica o que acha. 

Procurando evitar falhas e gafes no conhecimento produzido, a academia do conhecimento criou os sistemas de artigos e textos indexados, em revistas especializadas. Informações são cruzadas ao citar e informar ideias e autores. Autorias e coautorias. Autores respaldados por formações e instituições, por produção e conhecimento. 

Produzir um texto é transmitir um saber, produzir um conhecimento. E produzir um texto requer: tempo e investimento, trabalho e informação. Time and information, tax and indemnity. Tiempo y ilusión, taller y intención. Testa e ibernazione.  

 

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 18/05/2014       
Texto produzido para:  Informática em Revista J. Pessoa/PB

Palavras Chaves: gestão; qualidade; conhecimento 
Palabras Clave: gestión; la calidad; el conocimiento 
Key Words: management; quality; knowledge  

 

Versão para Publikador PDF 459

 Entre Natal/RN e Parnamirim/RN 23/08/15

 
por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
 
Plataforma Lattes
Produção Cultural


Texto disponível em:
 
http://www.linkest.net/link/ler/4125-ti_ti_ti_publikador_com
 

Outros textos:






https://forummaracaja.wordpress.com/


Texto publicado em:
Informática em Revista | Ano I | Nº 2 | maio/2014 | João Pessoa/PB
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário