terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Estação Peruche



Estação Peruche
 PDF 552


Ao longo do tempo, vamos construindo nossos pensamentos, nosso próprio conhecimento, com arquivos de informações e conhecimentos, arquivados na mente.  Um conjunto de informações ao longo do tempo. Informações que podem ser repassadas a outros com as construções por frases e palavras, formando um texto. Informações que entrelaçadas, produzem o conhecimento.

Há uma diversidade de informações que podem ser coletadas por diversos caminhos, pelos caminhos que passamos, e pelos caminhos que vão em direção ao cérebro, levando mensagens que acontecem no espaço fora do corpo. Aromas, sons, sensações, visões e sabores. Pessoas próximas podem participar dos mesmos aromas e sabores, e outras sensações organolépticas, mas podem ter percepções diferentes. Tudo depende de um conhecimento construído, ao longo do tempo. Cada um tem seus gostos e necessidades. A informação e o conhecimento de cada um.

Outras informações, bastante particulares podem ser difíceis ou impossíveis ser transmitidas com frases e palavras. Como informações de sons e de sabores em um momento. Seria preciso ter compartilhado aquele momento, para saber exatamente qual seria o conhecimento, formado por aquelas informações, aquelas sensações produzidas, naquele espaço, naquele momento. Mas ainda ficaria uma dúvida quanto o entendimento de cada um. E por muitas vezes, estão muito longe no tempo. A música tem suas particularidades, talvez por ser formada por frases e palavras, acompanhadas de alguma sonoridade, e tocada em um momento.

Um exemplo poderia ser uma música em um determinado casamento. Talvez uma música que fizesse sucesso naquele momento, como uma música tocada com um único instrumento, como “Concerto para um Verão”. A escolha dos noivos para aquele momento, pode ter marcado a memória de outras pessoas que participaram daquele local, naquele momento. E o fato aqui descrito ficou marcado na mente e na história de Glaucia Peruche, uma música em um casamento, o primeiro casamento presenciado, o primeiro visualizado, ficou marcado em sua mente, por uma música tocada. E agora pode ser lembrada.

Nos atuais momentos, de uso intenso de internet, de uso de diversos equipamentos, sem importar o local, o espaço, a distância e o tempo que separa as pessoas em um momento, Glaucia criou um espaço virtual em uma rede social. E usou a música como referencial. Um espaço onde cada um escolhe uma música para ser compartilhada, denominou o espaço virtual de Estação Musical. E a música compartilhada por um, pode “abrir” outras mentes. A música escolhida por um, serve como chave para outros abrirem suas memorias individuais. Lembrar de histórias e momentos.

Músicas que por um momento, os participantes do grupo de hoje, viviam outros momentos em uma diversidade de espaços e lugares. Haverá então um resgate da história, a possiblidade de saber onde aquele amigo virtual estava, pensava ou fazia naquele momento. Glaucia diz que a música é uma linguagem mundial, podendo conhecer muito as pessoas, pelas escolhas de suas canções.

Glaucia Peruche criou um espaço denominado Estação Musical. Um espaço que permite uma viagem no tempo. E para esta viagem acontecer, é preciso um embarque, o embarque na Estação Peruche, um túnel do tempo.







Em 05/01/16

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN



por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Branded Content (produtor de conteúdo)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq

Plataforma Lattes
Produção Cultural

Maracajá





Texto disponível em:
http://www.publikador.com/resenhas/roberto-cardoso/estacao-peruche

Nenhum comentário:

Postar um comentário